sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Blog Action Day - 2010 - "Água"


Século XXI, ano de 2010. E grande parte da população brasileira ainda mora em residências sem rede coletora de esgotos - o problema atinge mais da metade dos 5.565 municípios brasileiros. Entre as regiões, existem diferenças gritantes. Enquanto no Sudeste, mais de 70% da população tem acesso à rede de esgoto, no Nordeste, menos de 10% dispõe do mesmo serviço. Ninguém discute que saneamento é fundamental. Mas se o investimento nessa área gera economia a longo prazo (principalmente na área da saúde), por que tão pouco é feito para melhorar a situação? Falta prioridade. Poucos políticos colocam o sanemanento como questão emergencial... Poucos políticos colocam a questão da ÁGUA como questão emergencial... Poucos políticos sabem o que significa a ideia de desenvolvimento sustentável...
O 2º turno da eleições presidenciais está próximo. É uma boa oportunidade para o debate da questão.
Vamos discutir! Façamos nossa parte!

2 comentários:

  1. Já votei em muitos sujeitos dos quais vim me arrepender posteriormente de ter-lhes confiado o meu voto. A partir de então, resolvi votar apenas em quem seguir este ensinamento com total disciplina, e isso engloba, também, a questão da água: "Quando o filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o reino que meu pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar.' Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer; com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente, ou preso e fomos te visitar?' Então o Rei lhes responderá: 'Eu garanto a vocês: todas as vezes em que vocês fizeram isso a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram'. Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de beber; eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar'. Também estes responderão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?' Então o Rei responderá a estes: 'Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram. Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'" (Mateus 25:31 – 46). Forte abraxxxxxxxxxxxxxxxx e bom FDS!

    ResponderExcluir
  2. Em outras palavras, reconhecer o próximo como um irmão seu e amá-lo (tratá-lo) como tal.

    ResponderExcluir